A participação no Programa Profuncionário como bolsista não reduzirá as atividades regulares dos professores efetivos na sua unidade de lotação
Até esta quinta-feira (21), estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado que visa a contratação de bolsistas para atuarem na função de Professor Formador, dos Cursos Técnicos Subsequentes do Projeto Profuncionário. As 5 vagas ofertadas são destinadas para as seguintes áreas: Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar, que serão ofertados por meio do Projeto, que é coordenado pelo Centro de Referência de Educação à Distância – CREAD, na modalidade a distância.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente online. Acesse o formulário eletrônico pelo link: https://forms.gle/eSyFo1ncnzn4G74NA
O candidato deve preencher os seguintes requisitos para participar da seleção:
a) Possuir a habilitação mínima exigida para participação, conforme descrito no quadro presente no Edital N° 2/2025.
b) Estar disponível para convocações e reuniões de trabalho presenciais ou remotas, previamente agendadas pela Coordenação do Programa Profuncionário do IFMT.
c) Estar apto a gravar vídeos na sede do CREaD/IFMT em Cuiabá (MT) e participar de conferências.
Para realizar a inscrição o candidato deverá anexar os seguintes documentos:
a) RG ou Documento Oficial com foto;
b) Cadastro de Pessoa Física (CPF);
c) Comprovante de graduação;
d) Comprovante de titulação, se houver;
e) Comprovantes de experiência docente, se houver;
f) Comprovante de formação específica na área do curso pretendido, se houver;
g) Comprovante de experiência na modalidade de EaD, se houver.
O regime de trabalho do professor formador será de até 20h semanais. Entre suas atribuições incluem preparar e organizar o AVA, de acordo com a supervisão dos Coordenadores de Curso, acompanhar as atividades dos alunos e demais envolvidos, planejar e executar aulas, conforme o calendário estabelecido, além de registrar a participação dos alunos, reportar a ausência de cursistas à Coordenação, entre outros.
As condições de bolsista e demais atribuições que o candidato deverá ter estão especificados no Edital N° 2/2025.
A remuneração do bolsista será no valor correspondente a R$70,00 por hora/aula. Enquanto que, a carga horária máxima semanal da bolsa poderá sofrer redução conforme alteração de demanda do projeto e respeitado o disposto no item 4.6 do referido edital. O desenvolvimento das atividades pelos profissionais selecionados será exclusivamente na condição de bolsistas pelo Programa Profuncionário, sem vínculo empregatício com o IFMT.
O processo seletivo contará com duas etapas: Análise das Qualificações (AQ) e Entrevista (ET). Os critérios de pontuação que serão executados por meio dessas etapas estão especificadas no no Edital N° 2/2025.
A publicação da Lista de Classificação após Análise das Qualificações e a convocação para entrevistas ocorrerão no dia 25 de agosto de 2025.
Para mais informações, confira o Edital N° 2/2025 em anexo.
