» Identificação do Curso
- TÍTULO: Licenciatura em Pedagogia.
- ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Humanas.
- NATUREZA DO CURSO: Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância.
- PROPONENTE (UNIDADE OFERTANTE): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jprge da Silva.
- SITE: https://cba.ifmt.edu.br
- PÚBLICO ALVO: Portadores de Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Equivalente, selecionados por processo seletivo realizado pelo IFMT.
- REGIME ACADÊMICO: Semestral.
- CARGA HORÁRIA: 3215 (três mil duzentas e quinze) horas.
- DURAÇÃO DO CURSO: Integralização ideal de 8 (oito) semestres e, 12 (semestres) máximo para conclusão.
- VAGAS: 36 vagas por polo presencial.
- INGRESSO: O ingresso é anual. Os processos de matrícula, rematrícula e transferência atende-se à organização didática vigente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).
» Acesso à Plataforma Moodle (Sala de Aula): https://cursosead.ifmt.edu.br
» Equipe Gestora
FUNÇÃO | NOME | |
Coordenação de Curso | Ronaldo Eustaquio Feitoza Senra | ronaldo.senra@ifmt.edu.br |
Coordenação Geral UAB | Douglas Willer Ferrari Luz Vilela | coord-geral@uab.ifmt.edu.br |
Coordenação Adjunta UAB | Rothschild Alencastro Antunes | coord-adj-uab@uab.ifmt.edu.br |
» Objetivo Geral
Formar o pedagogo para exercer a docência, a gestão e o apoio escolar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, no Ensino Superior, bem como em outras áreas nas quais sejam necessários conhecimentos relacionados ao desempenho da prática pedagógica, em prol do exercício crítico e competente da profissão, pautado nos valores e princípios políticos, sociais e éticos, estimulando-o à pesquisa e ao aperfeiçoamento de modo a contribuir para a melhoria da educação no país.
» Perfil do Egresso
A descrição do perfil do egresso e do campo de atuação do Curso de Licenciatura em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica, atende a Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Tais características possibilitam a atuação do Pedagogo nos variados ambientes educacionais que compõem a rede de Educação Básica, bem como os espaços não escolares. A formação do licenciado em Pedagogia deverá ocorrer a partir de experiências de interação teoria-prática, em que toda a sistematização teórica deve ser articulada com as situações de intervenção acadêmico-profissional, atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, e que estas sejam balizadas por posicionamentos reflexivos que tenham consistência e coerência conceitual.
» Documentos