Características do Curso
Denominação do Curso: Técnico em Desenvolvimento Infantil
Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social Nível: Médio
Forma: Subsequente
Modalidade: A distância
Formação Profissional: Técnico em Desenvolvimento Infantil
Carga horária total: 1.500 horas
Carga horária dos Componentes Curriculares: 1.200 horas Carga horária da Prática Profissional Supervisionada: 300 horas Forma de ingresso: Edital específico - Convênio
Requisitos de acesso: Ensino Médio completo
Periodicidade de seleção: única Regime de matrícula: única Integralização do Curso: 2 anos Turno de Funcionamento: A distância
Número de vagas: 266 (duzentas e sessenta e seis) vagas – Conforme demanda constante no PTA – Plano de Trabalho do Curso.
Número de turmas: 5 turmas
Início do Curso: 2020/2
Municípios de realização do Curso: Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo e Ribeirão Cascalheira
Objetivos
Geral: Formar profissionais capazes de acompanhar adequadamente o desenvolvimento de crianças na educação infantil com embasamento teórico e prático.
Específicos:
- Desenvolver habilidades e competências para atendimento pedagógico na educação infantil em uma perspectiva de formação integral da criança, ou seja, considerando os aspectos físico-motor, social, cognitivo, afetivo e moral integrando as ações de cuidar e educar ao longo de toda a atividade profissional;
- Compreender a natureza das relações e inter-relações sociais, econômicas, políticas e culturais na constituição da realidade da educação infantil, bem como a importância dos aspectos envolvidos no processo de atendimento à criança;
- Possibilitar a aquisição de conhecimentos históricos e de interpretações da escola e da educação como espaços coletivos de formação humana, de contradições e de diversidade étnico- cultural;
- Compreender os fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação para articulá-los às práticas pedagógicas;
- Compreender o processo de desenvolvimento da criança na construção de suas relações com mundo físico e social integrando os diferentes aspectos: físico, motor, social, afetivo, cognitivo e moral;
- Reconhecer e respeitar a diversidade manifestada pelos alunos, em seus aspectos sociais, culturais e físicos, detectando e combatendo todas as formas de discriminação;
- Compreender os fundamentos relacionados ao crescimento, desenvolvimento e aprendizagem da criança com deficiência e promover a sua inclusão;
- Compreender e aplicar a importância da arte e do lúdico (música, teatro e dança) na educação infantil no desenvolvimento e aprendizagem; (Disciplina: A arte e o lúdico na educação infantil);
- Compreender modos flexíveis de organização do tempo e de espaço escolar, visando contribuir com o processo de desenvolvimento infantil; (Concepção e práticas curriculares na educação infantil);
- Compreender os direitos da criança e suas implicações para a prática pedagógica; (Disciplina: Legislação aplicada a educação infantil);
- Apreender princípios da gestão democrática e da organização escolar na educação infantil; (Disciplina: Gestão e organização escolar na educação infantil);
- Entender as concepções emancipatórias e práticas de construção do Projeto Político Pedagógico, planos de ensino e de aula na educação infantil; (Disciplina: Projeto Político Pedagógico, Planos de ensino e de aula);
- Aprender as concepções de avaliação da aprendizagem e suas aplicações na educação infantil na perspectiva formativa; (Disciplinas: Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem na educação infantil);
- Conhecer as doenças típicas da infância e estimular de forma lúdica hábitos de higiene e saúde na educação infantil; (Disciplina: Saúde e Higiene e na Educação Infantil);
- Apreender noções de prevenção de acidentes e de primeiros socorros na educação infantil;
- Compreender e aplicar as boas práticas de Segurança Alimentar na Educação Infantil.
Equipe Gestora
NOME | FUNÇÃO | |
Roni Rodrigues da Silva | Coordenador do Projeto | roni.silva@cba.ifmt.edu.br |
Maria Anunciata Fernandes | Coordenadora de Curso | coord-curso-tdi@cread.ifmt.edu.br |
Tatiane Regina Alves da Cunha |
Coordenadora Administrativa e Financeira | tatiane.cunha@cba.ifmt.edu.br |
Rodrigo Pacheco Guedes | Administrador da Plataforma | rodrigo.guedes@ifmt.edu.br |
César de Albuquerque Silva | Designer Instrucional | cesar.silva@cba.ifmt.edu.br |
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Documentos
- Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Desenvolvimento Infantil Subsequente ao Nível Médio.
- Portaria Nº 904/2021: composição da equipe de gestão do Curso Técnico em Desenvolvimento Infantil a distância, do Centro de Referência de Educação a Distância do IFMT.
- Resolução do CONSUP Nº 066/220: Autorização Ad Referendum para o funcionamento do Curso Técnico Subsequente em Desenvolvimento Infantil (TDI) na modalidade a distância do Centro de Referência de Educação a Distância do IFMT.
- Resolução do CONSEPE Nº 30/2020: Aprovação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico Subsequente em Desenvolvimento Infantil - EAD.
- Resolução do CONSUP Nº 080/2020: Homologação das resoluções recomendadas e aprovadas pelo Conselho
de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) do IFMT.