» Identificação do Curso
- TÍTULO: Licenciatura Plena em Química
- MODALIDADE: a Distância
- NATUREZA DO CURSO: Curso de Graduação na Modalidade a Distância
- UNIDADE OFERTANTE: UAB – Sede IFMT - Campus Cuiabá Bela Vista
- CLIENTELA: Portadores de Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Equivalente, selecionados por processo seletivo realizado pelo IFMT.
- REGIME ACADÊMICO: Semestral com matrícula por crédito por disciplina na modalidade de educação a distância, com atividades presenciais. As atividades presenciais e a distância serão realizadas de forma indissociável.
- CARGA HORÁRIA: 2.980 horas
- DURAÇÃO DO CURSO: O curso terá a duração ideal de 06 (seis) semestres, com o tempo máximo de 10 (dez) semestres para conclusão.
- ORGANIZAÇÃO: O curso terá organização semestral, sendo desenvolvido na modalidade de educação a distância (EAD) com momentos presenciais. O curso será constituído de 1940 horas de conteúdos curriculares de natureza científico-cultural; 440 horas de prática como componente curricular; 200 horas de atividades acadêmico-científico-culturais, vivenciadas a partir do 3º semestre; e 400 horas de estágio curricular supervisionado a partir do quarto semestre. A parte presencial do curso constará de práticas de laboratórios, atendimento aos alunos através de tutorias, seminários, videoconferências, participação em fóruns e atividades avaliativas.
- VAGAS: 50 para cada polo presencial, sendo duas entradas anuais.
- INGRESSO: em relação ao ingresso, matrícula, rematrícula e transferência atende-se à organização didática vigente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT.
» Objetivo do Curso
- O curso de Graduação Licenciatura em Química na Modalidade a Distânciatem como objetivo formar profissionais para o exercício do magistério em nível de ensino médio, capaz de pensar e agir adequadamente sobre os problemas de educação em Química, no contexto social.
» Perfil do Profissional Licenciado em Química
Esta proposta foi norteada pelas competências e habilidades inerentes a um professor na área de Química. Assim, espera-se que esta proposta pedagógica ora implantada pelo IFMT enfatize a formação de profissionais que:
- Tenham formação teórica ampla e consistente, que viabilize ações interdisciplinares e contextualizadas;
- Tenham domínio das tecnologias de informação e comunicação;
- Compreendam os processos de aprendizagem a fim de saber trabalhar com as diferenças individuais e necessidades especiais do discente;
- Sejam pesquisadores dentro e fora da sala de aula, capazes de entender diferentes meios utilizados pelos alunos no processo de aprendizagem e as variáveis didáticas envolvidas em tal processo;
- Sejam professores reflexivos em sua escola, sendo capazes de questionar estratégias de ensino, investigando novas alternativas para um melhor processo ensino-aprendizagem;
- Estabeleçam diálogo entre conhecimentos da disciplina Química e outras áreas do conhecimento, articulando o processo de vivências que gerem aprendizagem e incrementem sua prática pedagógica;
- Sejam capazes de desenvolver o trabalho educativo centrado em situações-problemas, discutido a partir de abordagem que promova integração de conhecimentos de Química com os diversos campos do saber;
- Sejam capazes de buscar autonomia na produção e na divulgação do conhecimento;
- Desenvolvam e gerenciem processo de capacitação constante, acompanhando os avanços científicos e tecnológicos, buscando formação permanente e continuada;
- Comprometam-se com a ética profissional voltada à organização democrática da vida em sociedade;
- Tenham iniciativas mediante situações inusitadas, sendo capazes de elaborar estratégias de resolução, enfrentando e/ou superação das mesmas;
- Valorizem o trabalho coletivo através de ação crítica e cooperativa na construção do conhecimento;
- Tenham facilidade de comunicar-se e de falar em público, liderar reuniões e lidar com situações de conflito;
- Reconheçam a dimensão cultural, social e política da educação.
» Campus ao qual o curso está vinculado: Cuiabá/Bela Vista
» Acesso à Plataforma Moodle (Sala de Aula):
» Documentos: